COACHING
Palavra de origem inglesa que significa “condutor de carruagem” (Coach). Hoje nos Estados Unidos da América, Coach, assume o significado de treinador, técnico, tutor particular. Sendo que o mais utilizado é de “treinador de atletas”.
Coaching pode ser entendido como um processo, com início meio e fim, estabelecido em comum acordo entre o Coachee (cliente) e o Coach (profissional). Processo este que será acompanhado e avaliado em seu desempenho a todo instante pelo Coach e Coachee, e pode conter metas de curto, médio e longo prazo.
O trabalho inicia-se normalmente pela elaboração das metas visadas pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes e outras. As metas podem ser de origem pessoal ou profissional.
Após a definição da meta, análises precisas e fundamentais são constantemente feitas para garantir sua realização. Nesta fase são examinados valores e crenças em relação a meta, ajustando o que for necessário para atingir a congruência entre eles. Estas informações são de vital importância na elaboração de um Plano de Ações e suas respectivas fases, preservando a assertividade no resultado, com evidências claras de realização, prazos, recursos necessários e o comprometimento do próprio cliente, frente ao desafio, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.
Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, bem como por pessoas que fazem parte do círculo de convivência. Os tempos envolvidos no processo variam conforme o perfil de cada cliente. Um processo de curto prazo pode ser realizado com apenas 6 encontros, tendo cada encontro uma duração média de 1 hora.
COCHING é um processo de desenvolvimento humano e profissional que a Oficina de Consciências exerce tendo como missão “Contribuir na ascensão responsável do ser humano como indivíduo e como parte dos contextos a que pertença, prosperando nos aspectos físico, intelectual, emocional e espiritual”.
|